Estudar nem sempre é algo divertido, entretanto sempre é algo necessário. Aqui vai algumas dicas de como você pode melhorar a sua experiência e ter mais efetividade em seus momentos de estudo:
Clique e vá exatamente para o tópico do seu interesse:
O físico americano Richard Feynman criou, em meados de 1960, um método de estudo denominado de “Método Feynman”, mas afinal o que é isso e como executá-lo?
Um método muito conhecido e que é bastante vantajoso para dividir o tempo de estudos com intervalo de descanso, o que traz diversos benefícios para o estudo em si. Como executar o método pomodoro?
Divida seu tempo de estudo em ciclos:
• 25 minutos de foco total.
• 5 minutos de pausa.
• Após 4 ciclos, faça uma pausa maior de 15 a 30 minutos.
Essa é apenas uma ideia inicial para que se tenha uma noção de como funciona, entretanto não há uma regra correta em relação ao tempo ou aos ciclos, o segredo é você mesmo começar a fazer e adaptar tudo da forma que mais funcionar para você.
Há um aplicativo que, de forma intuitiva e divertida, pode te ajudar muito a seguir esse método, ele se chama Forest, vale a pena testá-lo.
Ao invés de copiar a matéria de forma completamente passiva, tente ver a aula e, depois que ela acabar, faça um mapa mental, um diagrama ou uma tabela com as suas palavras tentando lembrar o máximo possível do que você aprendeu. Depois de terminar, se houver tempo, reveja a aula e adicione as informações importantes que você não tenha colocado.
Não se esqueça de separar e organizar o material dos resumos para que mais tarde você possa usá-los, resumos são muito úteis para revisar a matéria de forma prática.
O cérebro humano tende a esquecer informações que ele não cosidera importantes a princípio, mas, para contornar essa tendência, podemos periodicamente revisar o que aprendemos. Para efetuar as revisões espaçadas com êxito é necessário um pouco de disciplina e organização, mas quando chegar o dia do vestibular você verá que terá valido a pena. Como fazer a repetição espaçada?
Espaçamento
Assim como o pomodoro, não há uma regra em relação ao espaçamento, o segredo é testar e se adaptar ao que mais funcionar para você, o que disponibilizamos é apenas uma ideia para se ter um norte.
Recursos
Resolver questões não é a cereja do bolo para um bom estudo, resolver questões é praticamente o bolo todo. É imprescindível fazer o máximo de questões, tanto abertas quanto fechadas, sobre o assunto que está estudando. Não tem muito segredo, após aprender um conteúdo selecione alguns exercícios e responda-os. Utilize da repetição espaçada para responder os mesmos exercícios ou exercícios novos do mesmo tópico.
Recursos
A CEDAF conta com alguns locais com estrutura para o estudo, dentre eles podemos citar: